A Lufthansa chegou hoje a acordo com o Ministério da Economia e Finanças italiano para comprar uma participação de 41% na ITA Airways, através de um aumento de capital de 325 milhões de euros, com opção de compra do resto das acções. O preço de compra será determinado pelo desempenho da companhia aérea italiana.
O Ministério da Economia e Finanças italiano comprometeu-se a fazer um aumento de capital de 320 milhões de euros, como parte do acordo.
Giancarlo Giorgetti, ministro da Economia e Finanças italiano, destacou a “perspectiva de integração” do negócio.
“Hoje encerra-se um caminho que marcou a história da companhia aérea nacional com uma perspectiva de integração numa importante companhia aérea europeia”, considerou, citado pela agência Lusa.
Carsten Spohr, presidente executivo da Lufthansa, considerou que o acordo é uma “situação de win-win para a Itália, a ITA Airways e a Lufthansa” e uma “boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa”, porque “uma ITA mais forte reforçará a concorrência no mercado italiano”.
O acordo ainda terá de ser submetido à apreciação do Tribunal de Contas italiano e da Direcção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia. Assim que a operação esteja finalizada, a Lufthansa e a ITA Airways irão imediatamente começar a trabalhar conjuntamente, a nível comercial e operacional. A companhia aérea alemã espera que a ITA Airways possa rapidamente beneficiar das sinergias do grupo Lufthansa, tais como o acesso à rede de parceiros, a gestão centralizada das receitas e a utilização dos canais globais de vendas e marketing.
A concretizar-se a compra, a ITA Airways tornar-se-á na quinta marca a fazer parte do grupo Lufthansa. Os alemães sublinham, em comunicado enviado ao NOVO, que a Itália representa o mais importante mercado fora da área de operação dos alemães e dos Estados Unidos e é a terceira maior economia da Europa, em termos de produto interno bruto, com uma forte economia orientada para a exportação.
A Lufthansa garante ainda que a ITA continuará a ser uma companhia aérea autónoma, com gestão própria e uma forte identidade de marca, em conformidade com a bem sucedida estratégia multi-hub e multi-marca do grupo alemão.
De olho na TAP
A Lufthansa é um dos tubarões europeus interessados em entrar no capital da TAP, a par da Iberia e do grupo Air France-KLM.
Contactada pelo NOVO, fonte da Lufthansa revelou que a companhia aérea continua a acompanhar atentamente a consolidação do mercado europeu de aviação, não colocando de parte concorrer ao processo de reprivatização da TAP.
Crescimento sustentado
Para garantir um crescimento sustentável da ITA, o grupo Lufthansa tenciona alargar o transporte intermodal ao tráfego feeder em Itália. Para o efeito, assinou, em Fevereiro deste ano, um memorando de entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane.
O objectivo é transportar cada vez mais passageiros em Itália, com ligações ferroviárias de e para as respectivas ligações aéreas, em vários aeroportos italianos., à semelhança do que já faz na Alemanhã, com a Deutsche Bahn; na Áustria, com a ÖBB; e na Suíça, com os Caminhos-de-Ferro Federais Suíços.