La Palma: 20 sismos registados nas últimas horas

Pedro Sánchez visita esta quarta-feira a ilha pela quarta vez desde o início da erupção - a 19 de Setembro - e deverá apresentar novas medidas de apoio aos afectados.



A lava do vulcão de La Palma ocupa actualmente 656 hectares e já afectou mais de 1.500 construções naquela ilha do arquipélago das Canárias. Nas últimas horas foram registados 20 sismos.

O Instituto Nacional Geográfico espanhol (ING) localizou 20 sismos até às 07h07 desta quarta-feira. O último ocorreu esta manhã, no município de Mazo, a uma profundidade de 12 quilómetros e com uma magnitude de 3,1.

O maior dos 20 sismos registados nas últimas horas teve uma magnitude de 3,9 e ocorreu a uma profundidade de 37 quilómetros.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visita esta quarta-feira a ilha pela quarta vez desde o início da erupção - a 19 de Setembro - e deverá apresentar novas medidas de apoio aos afectados.

O último relatório do Departamento de Segurança Nacional espanhol (DSN) indica que o fluxo de lava está a mudar nas últimas horas em consequência da derrocada do cone do vulcão, que ocorreu no sábado passado.

Nas últimas horas, as condições meteorológicas favoreceram uma melhoria da qualidade do ar, tendo na terça-feira sido possível levantar o confinamento decretado na segunda-feira - que afectou 3.500 pessoas.

Ler mais
PUB