Um glaciar a derreter nos Alpes está a alterar a fronteira entre a Suíça e a Itália, colocando em causa a localização de um abrigo situado a 3.480 metros de altitude, perto do pico Testa Grigia.
De acordo com a AFP, o glaciar Theodul está a derreter o que faz com que a linha divisória entre Itália e a Suíça esteja gradualmente a ser alterada na zona onde está o abrigo Rifugio Guide del Cervino.
Numa recente visita ao restaurante do abrigo, um turista perguntou “Estamos na Suíça?”. A questão é pertinente. Quando o abrigo foi construído em 1984 estava inteiramente em território italiano, mas agora dois terços do edifício, que inclui a maioria dos quartos e o restaurante, estão tecnicamente no sul da Suíça.
É também uma questão importante por motivos económicos, uma vez que o abrigo está localizado no topo de um dos maiores resorts de esqui do mundo. A disputa geográfica levou a negociações diplomáticas entre entre a Suíça e a Itália que começaram em 2018. No ano passado, foi estabelecido um acordo, mas os detalhes sobre esse acordo permanecem em segredo.
O desfecho dessas negociações só vai ser desvendado quando for aprovado oficialmente pelo governo suíço, o que não vai acontecer antes de 2023.
Nos pontos onde a fronteira entre a Itália e a Suíça se cruza com os glaciares dos Alpes, a fronteira segue a linha divisória das águas. No entanto, o glaciar Theodul perdeu quase um quarto da sua massa entre 1973 e 2010, o que já forçou os dois países a redesenharem uma linha de cerca de 100 metros da sua fronteira.