CPLP apoia movimento de mulheres pelo clima

Lançado na sede da CPLP, em Lisboa, o movimento tem como propósito contribuir para a mudança, através da afirmação da língua portuguesa, enquanto espaço de diálogo multilateral e internacional.



TÓPICOS

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) concedeu, há dias, um apoio institucional ao Movimento Women 4OUR CLIMATE – Dos Países de Língua Portuguesa para o Mundo, uma iniciativa da Business as Nature.

Lançado na sede da CPLP, em Lisboa, o movimento tem como propósito contribuir para a mudança, através da afirmação da língua portuguesa enquanto espaço de diálogo multilateral e internacional.

Na sua intervenção, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, afirmou que a igualdade de género e o empoderamento da mulher são fundamentais no desenvolvimento de sociedades mais justas e sustentáveis. “Empoderar as mulheres é um investimento com retorno social, cultural, económico e político garantido, que quebra cadeias de desigualdade e pobreza transmitidas de geração em geração”, enfatizou.

Actualmente, segundo garantiu, os governos da CPLP estão mobilizados para uma participação activa na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, prevista para ter lugar no Egipto, em Novembro próximo, ocasião que se constitui como “um espaço de excelência” para a identificação e definição de decisões determinantes no rumo do combate às alterações climáticas.

Ler mais