Coreia do Norte atribui culpas de surto de covid-19 a balões enviados da Coreia do Sul

O regime de Pyongyang responsabiliza grupos de desertores. Media estatais instam os cidadãos a prestarem atenção “a coisas estranhas” que chegam pelo ar.



A Coreia do Norte culpou a Coreia do Sul pelo surto de covid-19 que tem afectado o país. De acordo com o The Guardian, o regime de Pyongyang responsabiliza grupos de desertores que estão na nação vizinha do sul pelo surto de covid-19, sugerindo que enviaram balões através da fronteira e que as pessoas que tocaram nesses objectos posteriormente testaram positivo.

A agência estatal norte-coreana KCNA disse esta sexta-feira que um soldado de 18 anos e uma criança de cinco anos que tocaram em “material não identificado” em Kumgang, no leste do país, no início de Abril, começaram a exibir sintomas ligados à doença gerada pelo SARS-CoV-2 e depois testaram positivo.

“Verificou-se um acentuado aumento de casos de febre entre os seus contactos e um grupo de pessoas febris surgiu naquela área... pela primeira vez”, adiantou a KCNA, notando que a primeira vez que se julga que os desertores enviaram balões ocorreu no final do mês de Abril.

A agência estatal norte-coreana avisou os cidadãos para estarem vigilantes “a coisas estranhas que surgem com o vento ou outros fenómenos climáticos e a balões nas áreas localizadas ao longo das linhas demarcadas e na fronteira” com a Coreia do Sul.

É habitual que desertores norte-coreanos enviem balões nas zonas fronteiriças que transportam panfletos anti-regime e ajuda humanitária.

Em resposta à acusação feita pelo regime de Pyongyang, o Governo da Coreia do Sul afirmou hoje que “não há qualquer possibilidade” que o coronavírus tenha entrado na Coreia do Norte através de balões.

Depois de dois anos nos quais insistiu que não tinha registado casos de covid-19, o governo norte-coreano admitiu ter reportado os primeiros casos a 12 de Maio. Desde então, já foram registados 4,7 milhões de casos e 73 óbitos pelo regime de Kim Jong-un.

Ler mais
PUB