Blinken acusa Rússia de usar fome como arma de guerra na Ucrânia

O secretário de Estado norte-americano acusou Moscovo de bloquear repetidamente o fornecimento de alimentos e outros bens básicos a civis presos.



O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, acusou a Rússia de usar a fome como arma de guerra contra a Ucrânia.

“O abastecimento de alimentos a milhões de ucranianos e a milhões de outras pessoas em todo o mundo está literalmente refém do exército russo”, disse Blinken num debate aberto sobre conflitos e segurança alimentar, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocado pelos Estados Unidos.

O secretário de Estado norte-americano acusou Moscovo de bloquear repetidamente o fornecimento de alimentos e outros bens básicos a civis presos em cidades sitiadas para “alcançar o que a sua invasão não foi capaz de fazer: quebrar o espírito dos ucranianos”, além de destruir armazéns de alimentos e roubar cereais e outros produtos.

“É o mais recente exemplo de um governo que usa a fome de civis para tentar avançar nos seus objectivos”, disse, argumentando que a Rússia está a violar flagrantemente a resolução do próprio Conselho de Segurança.

Ler mais
PUB