Associated Press demite repórter responsável pela história de “mísseis russos” na Polónia

A única excepção à regra contra a utilização de uma fonte única, de acordo com a declaração de valores e princípios de notícias da AP, é quando “o material vem de uma figura de autoridade que fornece informações tão detalhadas que não há dúvida da sua precisão” – uma situação que, aparentemente, não ocorreu, pois a peça foi totalmente retratada.



A Associated Press (AP) demitiu na segunda-feira o jornalista de investigação por trás da história de “mísseis russos” na Polónia, avança o Daily Beast. James LaPorta foi quem colocou o mundo em alerta na última terça-feira, depois de escrever que “um alto funcionário da inteligência dos EUA” disse que “mísseis russos cruzaram a Polónia, membro da NATO, matando duas pessoas”.

A notícia, que foi amplamente partilhada nas redes sociais e na imprensa, foi retirada no dia seguinte e substituída por uma nota do editor admitindo que a única fonte citada na peça estava errada – apesar da regra da AP de que a investigação requer mais de uma fonte quando se recorre ao anonimato – e que “as reportagens subsequentes mostraram que os mísseis eram de fabrico russo e, provavelmente, disparados pela Ucrânia em defesa contra um ataque russo”.

A única excepção à regra da fonte única, de acordo com a declaração de valores e princípios de notícias da AP, é quando “o material vem de uma figura de autoridade que fornece informações tão detalhadas que não há dúvida da sua precisão” – uma situação que, aparentemente, não ocorreu, pois a peça foi totalmente retratada.

O artigo foi originalmente co-autorizado por John Leicester (que ainda trabalha na AP). Não está claro quem editou a reportagem em questão ou se enfrentou alguma punição pelo erro. LaPorta foi contactado pelo Daily Beast, onde já trabalhou, mas não prestou declarações.

Um porta-voz da AP, contactado pelo mesmo meio, não comentou directamente a saída do jornalista, mas escreveu: “Os rigorosos padrões e práticas editoriais da Associated Press são essenciais para a missão da AP como uma organização de notícias independente. Para garantir que os nossos relatórios sejam precisos, justos e baseados em factos, respeitamos e aplicamos esses padrões, incluindo o uso de fontes anónimas.”

Esta não é a primeira vez que a AP recorre a este tipo de medidas. Há quase uma década, a agência de notícias demitiu o jornalista Bob Lewis por causa de uma notícia errónea alegando que o então governador da Virgínia, Terry McAuliffe, mentiu a um investigador federal, segundo o Daily Beast. A peça em causa, publicada em Outubro de 2013, foi retratada duas horas depois de ter sido divulgada. Dois editores também foram demitidos pelo erro, incluindo o editor directo de Lewis e o editor a quem ele entregou a história com falhas.

Ler mais