Alemanha vai formar governo antes do Natal, diz líder do SPD

A esquerda venceu, mas pela margem mínima, o que limita as combinações do próximo governo. Olaf Scholz quer negociar com os Verdes e os liberais.



O líder do SPD – partido que venceu as eleições alemãs neste domingo – disse esta segunda-feira que o processo de formação do próximo governo vai ser rápido, apontando que o processo deve estar concluído antes do Natal.

“Vamos ser rápidos. Vamos conseguir um governo antes do Natal”, disse Olaf Scholz, na conferência de imprensa que decorre em Berlim, na sede nacional social-democrata. Sobre os democratas-cristãos, o socialista disse que “os alemães demonstraram nas urnas que querem a CDU na oposição”.

Scholz procura dar início às negociações com os Verdes e com o Partido Democrático Liberal (FDP). “Os Verdes e os liberais conseguiram um aumento considerável dos votos e é por isso que vamos tentar uma coligação com esses partidos”, disse.

Em 2017, o período de negociações para a formação do governo durou mais de 200 dias.

A esquerda venceu na Alemanha, mas pela margem mínima, o que limita as combinações do próximo governo. O SPD reuniu 25,7% dos votos, enquanto a CDU obteve 24,1%.

Ler mais
PUB