Cristiano Ronaldo: o empalidecer de uma lenda e um problema para Portugal no Mundial 2022

Fernando Santos anuncia a convocatória para o Mundial a 10 de Novembro. Ronaldo vai estar na lista final, mas que Ronaldo teremos se não voltar a jogar pelo Manchester United?



Cristiano Ronaldo não vive uma fase positiva. Para muitos, está a aceitar com relutância o ocaso de uma carreira brilhante que faz dele um dos melhores de sempre.

Aos 37 anos, o grande embaixador do futebol português - e mesmo do país - na última década e meia está a passar por uma fase nova, até inesperada. Não é primeira opção no Manchester United, tem passado muito tempo no banco e, pelo que é dado ver, não está a lidar bem com isso. Na última quarta-feira, o copo pode ter transbordado, pois tornaram-se virais as imagens de Ronaldo a dirigir-se aos balneários no último minuto do jogo entre o Manchester United e o Tottenham. A imprensa inglesa tem veiculado que o avançado contrariou a indicação do treinador holandês Erik ten Hag ao não aceitar entrar em campo para jogar os descontos e nem esperou pelos colegas no balneário para festejar o triunfo.

Ronaldo não pediu desculpa, mas justificou a reacção por ter agido a quente e garante que sempre respeitou, ao longo da carreira, treinadores, colegas e adversários.

Posto isto, foi colocado a treinar com os sub-21 e o Manchester United emitiu um comunicado que revela o afastamento de Ronaldo das opções do treinador para o jogo desta tarde com o Chelsea. Mas o mesmo comunicado não elucida se o castigo - que já aliviou a conta bancária de Ronaldo num valor a rondar um milhão de euros - é para se manter nos encontros que se seguem... ou se tem a ver apenas com o duelo com o Chelsea.

Se o pior cenário se confirmar, Fernando Santos tem um problema delicado em mãos. Não se põe em causa a convocatória de Ronaldo para o Mundial - afinal, estamos a falar de Cristiano Ronaldo -, mas como será se o homem que tem batido os recordes chegar ao Catar sem mais nenhum jogo feito até lá? E aqui é bom lembrar que Ronaldo não fez pré-época, atitude que pode ter levado ao início do divórcio com o Manchester United, cujos proprietários parecem estar completamente ao lado de Erik ten Hag neste diferendo com o futebolista que mais rendeu aos cofres do clube - 94 milhões de euros em 2009/10 para o Real Madrid.

Com singelas participações em 12 encontros na actual temporada, metade dos quais a titular, Ronaldo tem dois golos marcados, um deles de grande penalidade. E está a pouco mais de três meses de completar 38 anos mas, quando isso acontecer, já não estará em Old Trafford, certamente.

Depois do jogo com o Chelsea, o Manchester United tem seis compromissos até ao Mundial. Pensar que Ronaldo não vai jogar no próximo mês é uma hipótese que ninguém quer equacionar.

Ler mais