Turistas de cruzeiro gastam em Lisboa média de 82 euros por pessoa

Já os turistas de cruzeiro que estão em trânsito pela capital gastam em média 37 euros por pessoa.



Os passageiros de cruzeiros que visitam Lisboa gastam 82 euros em média por pessoa, com alojamento e restauração. Os turistas de cruzeiro que estão em trânsito gastam em média 37 euros por pessoa.

A Administração do Porto de Lisboa (APL) publicou hoje um estudo onde diz que os passageiros que iniciam o cruzeiro em Lisboa são quem mais contribui para os 82 euros, o valor médio, pois despendem em média 367 euros por pessoa antes do embarque.

Estes dados, de acordo com o Porto de Lisboa, demonstram uma alteração no perfil dos passageiros e da actividade de cruzeiros. “Mostra um maior poder de compra dos turistas que escolhem os cruzeiros para visitar Lisboa e que elegem maioritariamente hotéis de quatro e cinco estrelas nas suas estadias pré e pós-cruzeiro”.

A APL aponta também que “estes são dados que atestam que estamos a assistir a uma transformação do perfil da actividade e dos passageiros de cruzeiros, no sentido de uma maior qualificação e valorização”.

Os passageiros em modo ‘turnaround’ (que iniciam ou terminam o seu cruzeiro na capital portuguesa) ficam, em média, 2,1 dias na cidade antes de embarcarem no cruzeiro e 1,5 dias depois do desembarque. Durante este período, as actividades preferidas são as visitas a atracções turísticas, enquanto quem vai embarcar prefere frequentar restaurantes e cafés. Quanto aos passageiros em trânsito, preferem visitar a cidade a pé, fazer compras, frequentar cafés e restaurantes e visitar atracções turísticas.

O estudo, feito pela empresa Netsonda para a Administração do Porto de Lisboa (APL) e para a Lisbon Cruise Port, pretendeu compreender melhor o perfil dos passageiros que passam pelo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, assim como o que os motiva.

Ler mais
PUB