Sofia Machado e Pedro Ventaneira em avaliação para administração do BPF

Os nomes da ex-administradora do Crédito Agrícola e do gestor que fazia parte do Banco Empresas Montepio estão a ser avaliados pelo Banco de Portugal. Com a sua entrada no Banco Português de Fomento, a comissão executiva passa a ficar completa, contando com cinco elementos.

Sofia Machado e Pedro Ventaneira são os dois nomes escolhidos para completar a comissão executiva do Banco Português de Fomento (BPF), estando a decorrer o processo de fit and proper pelo Banco de Portugal, apurou o NOVO. Caso os nomes recebam luz verde do regulador liderado por Mário Centeno, a comissão executiva ficará completa, com cinco elementos.

Os novos órgãos sociais do BPF foram apresentados esta sexta-feira numa sessão pública. Enquanto Celeste Hagatong (na foto) assume o lugar de presidente do conselho de administração, Ana Carvalho ocupa a posição de CEO, trabalhando lado a lado com os administradores executivos Rui Dias e Tiago Simões de Almeida. Mas a equipa não está completa, faltando entrar dois elementos: um para ocupar o lugar deixado vago por Susana Bernardo, que tutelava a área de risco, e outro para ocupar a quinta vaga da comissão executiva.

Conforme informação recolhida junto de fontes próximas do processo, Pedro Ventaneira deverá ocupar a área de risco, considerando a sua experiência de mais de duas décadas nesta divisão. O gestor deixou a administração do Banco Empresas Montepio em Agosto deste ano, quando Carlos Tavares, Nuno Mota Pinto e Leandro Silva também renunciaram aos cargos na instituição financeira. Já Sofia Machado deverá preencher o lugar ainda vago na comissão executiva. Enquanto administradora executiva do Crédito Agrícola, de onde saiu quando terminou o mandato 2020-22, era responsável pela área jurídica, de compliance, recuperação de crédito e imobiliário.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 19 de Novembro, nas bancas.

$!Sofia Machado e Pedro Ventaneira em avaliação para administração do BPF
Ler mais