Portugal em último no ranking de literacia financeira da zona euro

Informação consta de um gráfico do artigo “A comunicação do Banco Central Europeu com o público em geral”, divulgado esta quinta-feira pelo BCE.



Portugal surgia em 2020 em último lugar do ranking de literacia financeira dos 19 países da zona euro. A informação consta de um gráfico do artigo “A comunicação do Banco Central Europeu com o público em geral”, divulgado esta quinta-feira pelo BCE.

No topo do ranking surgem os alemães, holandeses e finlandeses e na base os portugueses, cipriotas e italianos. O gráfico, com dados de 2020, indica o nível de literacia financeira do público em geral e refere que apenas 25% dos portugueses, 35% dos cipriotas e quase 40% dos italianos responderam correctamente a pelo menos três das cinco questões, relacionadas com a diversificação do risco, aritmética, juros compostos e inflação. No caso dos alemães e holandeses esta percentagem foi de 65%.

No documento, o BCE aponta que a comunicação dos bancos centrais estava principalmente dirigida a especialistas e participantes do mercado financeiro, mas reconhece que recentemente “têm feito mais esforços para chegar a um público não especializado”.

Ler mais
PUB