Mais de metade dos portugueses já faz compras online. Preço é factor decisivo

Segundo a Marktest, os hábitos de compra online mais do que duplicaram ao longo da última década.



Mais de metade dos portugueses já faz compras online, sendo o preço o factor mais decisivo na escolha das lojas, de acordo com o Barómetro E-commerce da Marktest, esta quarta-feira divulgado.

Segundo a empresa, os "hábitos de compra online estão a aumentar em Portugal e mais do que duplicaram ao longo da última década", sendo que 4,8 milhões de portugueses "assumem comprar produtos através de plataformas digitais e 42% já o fazem pelo menos uma vez por mês".

Num comunicado, a Marktest indicou que "o universo de portugueses que faz compras online não para de crescer e atingiu já a fasquia de 56,8% da população com mais de 15 anos residente em Portugal continental".

No entanto, segundo a mesma nota, "este novo hábito no ambiente digital não está a mudar uma premissa antiga do mundo offline: o preço dos produtos continua a ser o factor mais importante para os consumidores escolherem as lojas de e-commerce onde fazem as suas compras".

O barómetro da Marktest contou com entrevistas a 2.262 indivíduos, realizadas entre Março e Maio de 2021, e "revela que 'ter preços mais baixos' foi o factor indicado por 58,4% dos inquiridos como decisivo para a escolha das lojas online".

Outros factores considerados para a escolha das lojas incluem "disponibilidade do artigo" (33,2%), "conhecer a marca" (31,7%), "os métodos de pagamento utilizados" (30,3%) ou as "boas avaliações dos utilizadores" (30%), indicou a empresa.

Segundo o barómetro há ainda "algumas diferenças entre homens e mulheres nesta apreciação: se, para as mulheres, a 'familiaridade' e os 'métodos de pagamento' são os factores imediatamente seguintes aos preços, já para os homens são mais importantes a 'disponibilidade dos artigos' e as 'boas avaliações de utilizadores'".

Ainda de acordo com o barómetro, "do total de portugueses que hoje assume fazer compras online, são já 12,1% os que admitem efectuar compras online pelo menos uma vez por semana e 42% aqueles que dizem comprar produtos online pelo menos uma vez por mês".

Ler mais