Warriors sagram-se campeões da NBA e retomam dinastia

A equipa de Golden State venceu em Boston os Celtics e somou o quarto título em oito anos. Stephen Curry foi eleito o MVP das finais.



Os Golden State Warriors voltaram ao topo da NBA após vencerem os Celtics em Boston no jogo 6 das finais desta temporada. O triunfo por 103-90 permitiu aos Warriors fecharem a série por 4-2 e retomarem uma dinastia que foi interrompida por um calvário de lesões que afetaram os seus principais jogadores nos últimos anos.

No jogo da madrugada desta sexta-feira, os Celtics entraram cheios de vontade no jogo, sabendo de antemão que estavam encostados à parede. Mas o bom arranque não durou muito tempo e os Warriors acabaram o primeiro período na frente e não mais deixaram a liderança no marcador.

Nos três períodos seguintes verificaram-se várias oscilações na vantagem dos Warriors, com os Celtics a não desistirem mesmo quando no terceiro período estiveram a perder por 22 pontos.

Mas as grandes exibições de Stephen Curry, que acabou o jogo com 34 pontos, e de Andrew Wiggins, que contribuiu com 18 pontos e foi fundamental na forma como defendeu a estrela dos Celtics, Jayson Tatum, foram determinantes para que a equipa de São Francisco voltasse a sagrar-se campeã da NBA.

Os Golden State Warriors conquistaram o seu quarto título em oito anos, o sétimo da história do ‘franchise’ - passaram a ser a terceira organização com mais títulos da NBA, apenas atrás dos Boston Celtics e dos Los Angeles Lakers (ambos com 17 títulos).

Sem surpresa, Curry foi eleito o MVP das finais, prémio que lhe é atribuído pela primeira vez. O número 30 dos Warriors solidificou ainda mais o seu estatuto como um dos melhores jogadores da história da NBA com o desempenho magistral que teve durante estas finais.

Ler mais
PUB