Uma em cada cinco é portuguesa: Portugal liderou fabrico de bicicletas na UE em 2021

As empresas portuguesas continuam a dar cartas no fabrico de bicicletas no Velho Continente e, em 2021, Portugal fabricou quase três milhões de bicicletas. Isso significa que uma em cada cinco bicicletas com o selo da UE (e que rodam um pouco por todo o mundo) é de fabrico nacional.



Em cada cinco bicicletas produzidas na União Europeia (UE), uma foi fabricada em Portugal em 2021. Os números são do Eurostat e demonstram que Portugal continua a ganhar peso na produção deste sector e a impulsionar as exportações de bicicletas, que voltaram também a crescer no ano passado.

Em 2021 foram produzidas um total de 13,5 milhões de bicicletas na União Europeia, um número que representa um incremento de 11% face a 2020. O Eurostat adianta que as empresas portuguesas produziram 2,9 milhões de unidades e voltaram a liderar entre os produtores europeus. Roménia (2,5 milhões) e Itália (1,9 milhões) fecham o top-3 dos países que mais contribuem para a produção de bicicletas na UE. Já a exportação destes bens na União Europeia continua numa trajectória ascendente. Em 2021, os países da UE exportaram para fora de território europeu bicicletas eléctricas e não eléctricas no valor de 921 milhões de euros. Este valor representa um crescimento de 3% das exportações face aos números conhecidos em 2020, ano em que estas vendas dispararam 40%.

No que diz respeito a unidades vendidas em 2021, note-se que a União Europeia vendeu 1,5 milhões de bicicletas não eléctricas e importou 5,7 milhões de bicicletas. Estes números representam uma subida de 16% e de 17%, respectivamente, em comparação com 2020.

O Reino Unido foi o principal destino das exportações de bicicletas, representando 30% do total de vendas internacionais deste tipo de artigo. A Suíça comprou 21% das exportações de bicicletas produzidas na Europa, enquanto os EUA ficaram com 6% dessas exportações.

Ler mais
PUB