O Sporting saltou de sétimo para terceiro clube no que toca a probabilidades de vencer a Liga Europa após ter derrotado o Arsenal nos oitavos de final. Segundo o site norte-americano Fivethirtyeight, do mago das sondagens Nate Silver, os leões ficam só atrás do Manchester United e (por pouco) da Juventus, embora tudo se possa alterar com o sorteio dos quartos de final desta sexta-feira.
Segundo o rating Soccer Power Index, criado por Nate Silver e que tem em conta as expectativas de golos sofridos e marcados por cada equipa face à média dos adversários possíveis, o Sporting tem 75,5 pontos. Ocupa o lugar mais baixo do “pódio”, atrás do Manchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot (79,6) e da Juventus (75,5). Mas está à frente de Leverkusen (74,1), Feyenoord (74,1), Roma (72,6), Sevilha (66) e Union Saint-Gilloise (60,8).
Segundo o site norte-americano, só o United tem melhores chances do que a equipa lisboeta de vencer (23%), ser finalista (39%) ou chegar às meias-finais (64%) da Liga Europa. Juventus e Sporting aparecem com 15% de hipóteses de levantar o troféu na final de Budapeste, a 31 de Maio, 30% de serem finalistas vencidos e 56% de chegarem às meias-finais.
Os resultados do Fivethirtyeight são ajustados regularmente, reflectindo a realidade da competição. Antes de eliminar o Arsenal, que era favorito a conquistar a Liga Europa, o Sporting era apenas sétimo melhor classificado, pois o favoritismo dos londrinos levava a que tivesse apenas 27% de hipóteses de chegar aos quartos de final da competição da UEFA.
City à frente e Benfica a meio
No que toca à Liga dos Campeões, principal competição europeia de clubes de futebol, o Fivethirtyeight atribui hipóteses muito mais reduzidas de triunfo ao Benfica. A equipa portuguesa segue em quinto lugar, com um Soccer Power Index de 81,5, que se traduz em 7% de hipóteses de conquista do troféu, 18% de chegada à final, marcada para 10 de Junho, em Istambul, e 44% de apuramento para as meias-finais.
À frente está o Manchester City (92,3), onde jogam os ex-benfiquistas Rúben Dias e Bernardo Silva, com 33% de hipóteses de vencer a Champions, seguido do Bayern de Munique (89,7 pontos e 23% de hipóteses) e do Real Madrid (86,2 pontos e 14% de hipóteses). Ainda à frente do Benfica está o Nápoles (84,6 pontos e 11% de hipóteses), mas atrás dos portugueses estão três equipas: Chelsea (80,4 pontos e 6% de hipóteses) e os “vizinhos” Inter (78,1 pontos e 4%) e AC Milan (73,4 pontos e 2% de hipóteses).
Uma nova actualização do site de Nate Silver reflectirá o facto de o Manchester City e o Bayern de Munique se encontrarem nos quartos de final, enquanto o Benfica vai enfrentar o Inter, que eliminou o FC Porto nos oitavos de final.