José Mourinho colocou um jejum de títulos. O último tinha sido conquistado em 2017 pelo Manchester United, também numa final europeia, a da Liga Europa, e também frente a um emblema dos Países Baixos, o Ajax.
Nesta quarta-feira os italianos venceram graças a uma enorme solidez defensiva e a um momento de eficácia de Zaniolo, que correspondeu, aos 32’, a um belo lançamento do central Mancini.
Os ferros, por duas vezes, e Rui Patrício ajudaram à conquista romana da 1.ª edição da Liga Conferência. Sérgio Oliveira, o outro português desta tríade, entrou muito cedo devido a uma lesão de Mkihtaryan.
A Itália não vencia uma prova europeia de clubes desde 2010, quando o Inter de... José Mourinho venceu o Bayern na final da Liga dos Campeões em Madrid. Antes, o técnico português já tinha colocado no seu palmarés uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões pelo FC Porto. Juntando a Liga Conferência à referida Liga Europa ganha pelo Manchester United, José Mourinho tem cinco troféus do Velho Continente em cinco finais disputadas. Até porque foi ele a dizer que as finais não foram feitas para serem disputadas, mas sim para serem ganhas. Ora aí está mais uma, agora em Tirana, capital da Albânia.