O Autódromo Internacional de Portimão (AIA) recebe a 5.ª etapa do calendário 2022 do Mundial MotoGP, de 22 a 24 de Abril. Pelo terceiro ano consecutivo e no espaço de dois anos, esta será a quarta vez que a categoria-rainha do motociclismo de velocidade acelera em Portimão, depois da estreia em finais de 2020, com a vitória do piloto português Miguel Oliveira (KTM).
2022 será a primeira vez que abrirá as portas na sua plenitude aos 100 mil lugares das bancadas do AIA, isto depois da limitação a 75% dos lugares na última passagem, em Novembro passado, e da ausência de público nas duas corridas precedentes devido à pandemia vivida no mundo e no país.
Ora, foi exactamente por motivos de saúde pública que o circuito entrou na rota do Mundial de MotoGP. No meio da desgraça alheia e própria, o Grande Prémio de Portugal soube agarrar a oportunidade e colocar o país no mapa-mundo dos grandes eventos de motociclismo e automobilismo. Vai para o quarto Mundial de MotoGP, soma dois Grandes Prémios de Fórmula 1 e está na expectativa de receber um terceiro por causa da guerra na Ucrânia e do cancelamento do Grande Prémio da Rússia.
Leia a reportagem na íntegra na edição do NOVO que está, esta sexta-feira, dia 8 de Abril nas bancas.
