Goleada portuguesa com bis de Ronaldo e exibição de luxo de João Cancelo

Portugal venceu facilmente o Liechtenstein por 4-0, em jogo de sentido único. Seleção entra com o pé direito na caminhada para o Euro’2024 e Roberto Martínez continua invencível em jogos de qualificação para o Europeu.

Foi um jogo de domínio absoluto de Portugal, como seria de esperar, com 45.378 espectadores nas bancadas do Estádio de Alvalade para assistir à estreia oficial de Roberto Martínez como seleccionador nacional.

Com Rui Patrício, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo, Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro, Palhinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e João Félix a jogar de início, a equipa das quinas praticamente não deixou o Liechtenstein passar da linha do meio campo, naquele que foi um jogo especial também para Cristiano Ronaldo. O capitão português tornou-se no jogador mais internacional de sempre, com 197 jogos, mais um que Bader Al-Mutawa, do Kuwait, e mais dois que Soh Chin Ann, da Malásia.

O primeiro lance de perigo surgiu logo aos 3 minutos: João Félix descobriu Ronaldo, com um passe a rasgar a defesa do Liechtenstein do lado direito. O capitão tentou assistir um companheiro na grande área, mas ninguém apareceu a concretizar.

O golo inaugural surgiu aos 8’, com um pontapé de João Cancelo à entrada da grande área. A bola bate num defesa adversário e em Cristiano Ronaldo, e engana Büchel, que não conseguiu evitar o oitavo golo de Cancelo em 42 jogos ao serviço da selecção nacional.

O jogo continuou em sentido único: aos 14’, Ronaldo desviou a bola para o coração da área, mas Danilo não conseguiu chegar a tempo de encostar, mas o camisola 7 foi apanhado em fora de jogo. Dois minutos depois João Félix tenta novamente a sorte, com um remate de primeira a aproveitar um desvio da defesa adversária, mas Büchel agarrou com facilidade.

Continuava a pressão de Portugal: primeiro Cancelo, para as mãos do guarda-redes (17’); João Félix cruzou atrasado para Cristiano Ronaldo, obrigando a defesa apertada de Büchel (19’).

O primeiro remate do capitão surgiu aos 22’, com um cabeceamento a sair muito por cima da baliza. No minuto seguinte, nova tentativa de CR7, a matar no peito uma assistência de João Cancelo, mas o remate a sair novamente por cima. Aos 27’, novo remate de Ronaldo, de fora da área, e Büchel a afastar com dificuldade.

Ao passar da meia-hora, foi a vez de Bruno Fernandes tentar a sorte à entrada da área: assistência de Palhinha, defesa adversário no chão e a bola a passar muito perto do poste. Cinco minutos depois, Ronaldo saltou mais alto do que a defesa toda, após assistência de Bruno Fernandes, mas sem consequência.

Aos 38’, Palhinha a tentar novamente a sorte e a obrigar Büchel a esticar-se para afastar a bola para canto. O último lance de perigo da primeira parte saiu novamente dos pés de Palhinha, mas Büchel encaixou com facilidade.

A segunda parte arrancou com novo golo português: Bernardo Silva a aparecer à entrada da pequena área, após ter dado início a jogada de entendimento de Bruno Fernandes e João Cancelo no lado direito, e a atirar para o fundo da baliza.

Pouco depois, grande penalidade para Portugal. Jogada de insistência de João Cancelo do lado direito, que foi derrubado por Jens Hofer. Na conversão, Cristiano Ronaldo a atirar colocado junto ao poste esquerdo e a fazer o terceira partida. Büchel bem se esticou, mas não conseguiu evitar o primeiro do capitão português na partida. Foi o 119.º golo do capitão.

Aos 55’, João Cancelo rematou quase sem ângulo, obrigando Büchel a defesa apertada. No minuto seguinte, nova jogada de entendimento de João Cancelo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, que não conseguiu fazer o segundo. A bola passou muito perto do poste esquerdo. Dois minutos depois, Cristiano Ronaldo introduziu a bola na baliza adversária, após assistência de peito de João Félix, mas o capitão estava em fora de jogo.

A primeira intervenção de Rui Patrício surgiu aos 59’. Falta de João Cancelo sobre Aron Sele do lado esquerdo, a bola a sobrar para a entrada da área, mas o remate de Sele acabou nas mãos do guardião português.

Cristiano Ronaldo bisou na partida aos 63’, na conversão de um livre directo à entrada da grande área. Büchel ainda tocou na bola, mas não conseguiu parar o tiro indefensável do capitão português. Estava feito o 4-0.

Bruno Fernandes tentou imitar Cristiano Ronaldo, com um remate à entrada da grande área, na recarga a uma jogada de insistência de João Félix e Bernardo Silva, mas a bola acabou por sair por cima da baliza. Pouco depois, substituição dupla na equipa portuguesa: saíram João Félix e Danilo Pereira para entrarem Rafael Leão e Rúben Neves.

Aos 71’, o avançado do Milan cruzou para a grande área, mas a bola não chegou a Cristiano Ronaldo. Pouco depois, Bruno Fernadndes tentou a sorte de longe do lado oposto, mas a permitir a defesa de Büchel.

Jogada de muito perigo aos 73’, com vários jogadores a tentar marcar junto à linha de golo. Cruzamento de João Cancelo, desvio de Bernardo Silva para Rúben Dias, que permite a defesa de Büchel. Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Inácio ainda tentaram marcar, mas o central do Manchester City foi apanhado em posição irregular no início da jogada. Pouco antes, Rúben Neves de cabeça não conseguiu responder da melhor forma ao cruzamento de Bruno Fernandes.

Cristiano Ronaldo saiu aos 78’, para dar lugar a Gonçalo Ramos e receber a ovação da noite, ele que chegou aos 120 golos pela selecção nacional. Também Bernardo Silva foi substituído para a entrada de Vitinha.

O jogo continuava a dar só Portugal: aos 84’, Vitinha remata de fora da área, após canto de Bruno Fernandes do lado esquerdo, mas a bola não levou a melhor direcção. Logo a seguir, Rúben Dias quase fez o quinto. Canto de Raphäel Guerreiro, o defesa não conseguiu o desvio ao segundo poste.

No minuto seguinte, remate de primeira de João Cancelo, com a parte de fora do pé direito, após cruzamento de Rafael Leão do lado esquerdo, mas Büchel conseguiu encaixar com facilidade. Aos 88’, Bruno Fernandes tentou rematar à meia volta de primeira à entrada da área, após canto de Raphäel Guerreiro, mas não conseguiu acertar na bola. Logo a seguir, remate acrobático de Rafael Leão a responder a cruzamento de João Cancelo, mas a bola saiu por cima.

Roberto Martínez substituiu o médio do Manchester United por João Mário, que recebeu muitos assobios ao entrar em campo. No último lance da partida, o médio do Benfica atirou ao poste direito.

Apito final e entrada com o pé direito na fase de qualificação para o Euro’2024, algo que não conseguiu fazer nas últimas quatro edições. Na estreia de Roberto Martínez aos comandos da selecção nacional, o técnico espanhol conseguiu a 11.ª vitória em 11 jogos em fases de qualificação para o Europeu.

Ler mais