Futebolista do Marítimo acusa agente de Bruno Fernandes de o tentar subornar para perder com o Benfica

Caso remonta à época 2015/2016 num jogo em que os encarnados venceram nos Barreiros por 2-0, apesar de jogarem quase uma hora com menos um jogador. Proposta teria sido de 30 mil euros caso estivesse disposto a jogar mal e a não rematar.



O semanário Expresso dá à estampa, na sua edição impressa desta sexta-feira, que o o jogador do Marítimo, Edgar Costa, confessou ter sido aliciado por Miguel Pinho, empresário de Bruno Fernandes, para facilitar num jogo com o Benfica relativo à temporada 2015/2016.

O avançado, também capitão dos insulares, confessou o aliciamento à magistrada Andrea Marques, que se deslocou propositadamente ao Funchal, para ouvir o futebolista.

Edgar Costa terá relatado também a Andrea Marques que foi um dos dois jogadores do Marítimo que, sob o anonimato, teriam sido entrevistados pela SIC a confessar o aliciamento de empresários alegadamente ligados ao Benfica que lhes teriam oferecido dinheiro para “jogarem mal de propósito”.

Segundo o Expresso o jogador terá explicado à procuradora que tinha sido contactado dois dias antes, tendo-se encontrado com um empresário no Pestana Casino Park para ouvir aquilo que julgava ser uma proposta para a sua carreira de jogador. Depois de um primeiro diálogo foi convidado a subir para um quarto onde se encontrava um homem “mais velho” do que o primeiro e que Edgar Costa identificou depois de lhe ser mostrado um álbum de fotografias “correspondentes aos hóspedes do referido hotel à data dos factos”. O homem identificado é Miguel Pinho, agente de Bruno Fernandes, Nuno Mendes, entre outros, e que, segundo o Expresso, tem ligações ao Benfica através do futebol de formação.

A proposta declinada pelo jogador era, alegadamente, de 30 mil euros caso “estivesse disposto a jogar mal e a não rematar à baliza”. O mesmo Edgar Costa diz ter ouvido que falar numa oferta do Sporting de 400 mil euros a todo o plantel do Marítimo caso vencessem o Benfica, o que não aconteceu pois os encarnados triunfaram por 2-0, apesar de terem jogado com menos um, por expulsão de Renato Sanches ainda no primeiro tempo.

Ao Expresso, Miguel Pinho refuta as acusações, classificando-as de “descabidas e sem fundamento”.

Em causa estariam 40 mil euros para facilitarem na penúltima jornada de 2015/16, que o Benfica venceu por 2-0, na Madeira. As águias venceram o campeonato com dois pontos de vantagem para o Sporting.

Edgar Costa foi um dos jogadores entrevistados e negou que tenha sido aliciado pelo empresário César Boaventura ou Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico da SAD do Benfica.

Ler mais