A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou uma nota no site oficial a expressar pesar pela morte do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, que ocorreu esta sexta-feira, devido a problemas respiratórios, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide.
No mesmo comunicado são reproduzidas declarações do líder da FPF, Fernando Gomes, a enaltecer o “trajecto político pela coragem e transparência” e, também, pelo facto de ter sido “uma personalidade importante para o futebol português, pelo contributo que deu como jurista e figura pública.”
Leia aqui o comunicado na íntegra:
“O presidente da FPF, Fernando Gomes, deixou uma mensagem de condolências sobre o falecimento de Jorge Sampaio:
‘É com profunda emoção e tristeza que vejo partir Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e figura incontornável da democracia do nosso País.
Teve uma vida ligada à luta pelos direitos e liberdades, pautou o seu trajecto político pela coragem e coerência e deixou sempre a marca de um humanismo próprio de quem tem vincado sentido de justiça.
Homem digno e íntegro, honrou a política e foi um exemplo de civismo.
Jorge Sampaio foi também uma personalidade importante para o futebol português pelo contributo que deu como jurista e como figura pública que se manteve sempre atento ao fenómeno desportivo.
O papel que desempenhou enquanto Presidente da República ao apoiar a realização do Campeonato da Europa de 2004 em Portugal e partilhar o seu entusiasmo com a organização e a Selecção Nacional foram bem demonstrativos do seu envolvimento como mais alta figura do Estado e a paixão que sempre teve pelo futebol.
Manifesto o meu pesar pelo desaparecimento de tão ilustre personalidade e dirijo à família e amigos um fraterno abraço e as mais sentidas condolências.’”