FC Porto, salvo pelo VAR, vence e faz a festa do 30.º título na Luz

Benfica marcou, por Darwin, mas o VAR assinalou fora-de-jogo do uruguaio por dois centímetros. Nos descontos, Zaidu fez o único golo do jogo após uma jogada de contra-ataque quando os encarnados procuravam desenfreadamente o golo da vitória. 30.º título para a história dos Dragões, o terceiro para Sérgio Conceição em cinco anos.



O FC Porto é campeão nacional de futebol. Os dragões venceram o Benfica, na Luz, com um golo do herói improvável Zaidu nos descontos, numa jogada de contra-ataque, numa altura em que o Benfica estava todo balanceado para o ataque a tentar o golo do triunfo.

Os dragões venceram mas só necessitavam do empate para somarem o 30.º título nacional da sua história, o terceiro de Sérgio Conceição em cinco anos, para que o Sporting deixasse de ter qualquer possibilidade matemática de fazer o bicampeonato.

Num jogo muito amarrado, o único momento de verdadeira emoção, antes do golo portista, deu-se aos 52’ quando Darwin recebeu um lançamento em profundidade de Otamendi, retirou Mbemba do caminho e rematou para o fundo da baliza. O Estádio da Luz ficou em êxtase, mas depois Luís Godinho começou a protelar a validação e percebeu-se porquê. O VAR João Pinheiro analisou o lance e desobriu fora-de-jogo de Darwin por dois centímetros. Aí a festa transferiu-se para a caixa de segurança onde se encontravam os adeptos azuis e brancos

Nélson Veríssimo fez o que lhe competia, acabando o jogo com Darwin, Seferovic e Yarenchuk, mas tanto caudal só lhe rendeu um remate muito perigoso de Taarabt para grande defesa de Diogo Costa, nos instantes a seguir sem sucesso a um livre perigoso, favorável, ao FC Porto que Galeno endossou à barreira encarnada.

O risco assumido por Veríssimo permitiu ao FC Porto sair da Luz com uma vitória saborosa e o título no bolso

Eis os 29 campeões nacionais:

Diogo Costa
Mbemba
Otávio
Taremi
Vitinha
Uribe
Evanilson
João Mário
Pepe
Zaidu
Luis Díaz
Fábio Vieira
Pepê
Fábio Cardoso
Wendell
Grujic
Bruno Costa
Marcano
Toni Martínez
Francisco Conceição
Sérgio Oliveira
Jesús Corona
Galeno
Manafá
Eustáquio
Gonçalo Borges
João Mendes
Danny Loader
Marchesín

* por ordem de utilização

Ler mais
PUB