Euro2020. Portugal tem apuramento complicado, mas não impossível

Resultados desta segunda-feira não podiam ter sido mais favoráveis à selecção nacional, que nem precisa de pontuar diante da França e, imagine-se, até pode perder por dois golos. Isto apenas no caso de a Hungria não vencer a Alemanha. Aí, a equipas das quinas salta fora se perder esta quarta-feira.



Portugal tem a tarefa facilitada para o encontro com a França na próxima quarta-feira. A equipa de Fernando Santos pode, se ganhar ou empatar, ficar nas duas primeiras posições do grupo F, dependendo sempre do jogo entre Hungria e Alemanha. Mas também pode perder por dois golos e seguir em frente, desde que os húngaros não façam um brilharete frente aos alemães.

Ora bem, já se sabia que quatro dos seis terceiros classificados seriam apurados.

Com a derrota pela margem mínima frente à Áustria, a Ucrânia classificou-se no terceiro lugar do grupo C com três pontos e um saldo negativo em golos de 4-5. A Finlândia, depois da goleada da Dinamarca à Rússia (4-1) e de ter perdido ela própria com a Bélgica (0-2), terminou na terceira posição do grupo B três pontos e 1-3 em golos. Ou seja, só um milagre levará os nórdicos à próxima fase.

Portugal tem, neste momento, três pontos e um saldo positivo de 5-4 em golos. Imaginando que perdia por dois golos teria sempre a vantagem de ter mais golos marcados que ucranianos e finlandeses, logo só uma derrota por três golos levaria a equipa comandada por Fernando Santos a arrumar as malas e a regressar a casa.

RANKING 3.ºS CLASSIFICADOS

1. Suíça 3 jogos/4 pontos (4-5 em golos)
2. PORTUGAL 2/3 (5-4)
3. Ucrânia 3/3 (4-5)
4. Finlândia 3/3 (1-3)
5. Espanha 2/2 (1-1)
6. Croácia 2/1 (1-2)

*classificam-se os melhores quatro terceiros classificados

Ler mais
PUB