eSports: patrocínios e publicidade vão chegar aos mil milhões de euros em 2025

Para 2023, o portal SafeBettingSites.com projecta receitas de 893 milhões de euros só em patrocínios e publicidade, um montante que deverá sofrer um incremento de 160 milhões em 2025, chegando assim ao redondo número de mil milhões de euros.



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Os patrocínios nos eSports deverão atingir os mil milhões de euros em 2025, de acordo com dados apresentados esta segunda-feira pelo portal SafeBettingSites.com, uma plataforma que tem como objectivo a protecção dos apostadores contra a fraude online.

Este número mostra que o mercado dos eSports, competições de jogos virtuais, continua em grande crescimento, com cada vez mais marcas dispostas a investir em publicidade neste mercado e patrocínio às equipas. Marcas como Coca-Cola, Red Bull e Mercedes-Benz já se juntaram a esta lista, assim como gigantes da criptomoeda como a Coinbase e a Crypto.com.

O crescimento do mercado de eSports está intimamente ligado às audiências recorde que as competições de jogos virtuais têm vindo a atingir. Assim, e com o potencial que estes torneios têm para chegar a milhões de pessoas, muitas marcas avançaram com investimentos nos eSports e, em muitos casos, com patrocínios especificamente na transmissão destas competições.

O The Statista, site alemão especializado em dados de mercado, mostra que as receitas dos eSports têm vindo a crescer de forma significativa ao longo dos anos. Em 2019, as empresas e as marcas investiram 478,5 milhões de euros em anúncios e patrocínios, 54% do total de receitas do sector nesse ano. Desde então, este valor cresceu 65% para 490,5 milhões de euros em 2022, 55% das receitas globais destes torneios virtuais.

Para 2023, o portal SafeBettingSites.com projecta receitas de 893 milhões de euros só em patrocínios e publicidade, um montante que deverá sofrer um incremento de 160 milhões em 2025, chegando assim ao redondo número de mil milhões de euros.

E de onde vem esta paixão pelos eSports e que faz com que as marcas estejam rendidas a estes torneios virtuais? Explica o site SafeBettingSites.com que um terço da audiência vem da China e que, a cada ano, os eSports conseguem captar cerca de 50 milhões de espectadores. Em 2022, as audiências destes torneios atingiram perto de 530 milhões de pessoas em todo o mundo. E esse número continua a crescer.

Recorrendo novamente ao The Statista, é possível perceber que, em 2025, o número de espectadores será de 665 milhões e um terço deste valor é proveniente da China.

De uma forma mais global, a indústria dos eSports deverá atingir este ano cerca de 1,4 mil milhões de euros. Daqui a três anos, esse número será de 2 mil milhões – um crescimento de 200 milhões de euros por ano.

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