O Conselho de Arbitragem (CA) considerou, sabe o NOVO, mal validado o segundo golo do Benfica no dérbi de Alvalade, que acabou empatado (2-2). Uma decisão assumida pelo árbitro João Pinheiro, sem que o VAR Hugo Miguel tenha alertado o juiz bracarense para qualquer irregularidade.
Para o organismo liderado por José Fontelas Gomes, o médio do Benfica teve influência no desenrolar da jogada quando o livre lateral foi batido para a grande área dos leões. Florentino estava em fora de jogo posicional, não toca na bola, mas no desenvolvimento Coates, que estava junto a Florentino, caiu e João Neves fez o remate certeiro aos 90+4’.
Ao que o NOVO conseguiu apurar, João Pinheiro e Hugo Miguel, respectivamente árbitro principal e VAR do clássico, foram afastados da última ronda das ligas profissionais devido a esse lance. Os dois juízes terão sido mesmo informados pelo CA de que o organismo considerava o golo mal validado.
Esse golo pode ter implicações na luta pelo título e até na atribuição do 3.º lugar, posto que pode dar acesso à Liga dos Campeões. Se o Benfica tem perdido, um empate na Luz com o Santa Clara e um triunfo do FC Porto daria o bicampeonato aos azuis e brancos, ao passo que, com o igualdade de Alvalade, se surgir um empate na Luz os jogadores de Sérgio Conceição terão de vencer o Vitória Sport Clube por... 11 golos de diferença.
Já o Sporting, se tivesse somado os três pontos, estaria ainda na corrida ao 3.º lugar, atribuído matematicamente ao SC Braga, pois teria apenas menos dois pontos que os minhotos e vantagem no confronto directo. Ou seja, nesta última jornada o SC Braga estaria sempre obrigado a derrotar o despromovido Paços de Ferreira desde que o Sporting ganhasse em Vizela.
Curiosamente, apenas João Pinheiro e Hugo Miguel foram sancionados. Bruno Jesus e Luciano Maia, que estiveram como assistentes em Alvalade, vão ser os AVAR do Chaves-Boavista e do SC Braga-Paços de Ferreira, respectivamente.
Vítor Ferreira, que foi 4.º árbitro no clássico, será o árbitro principal do Portimonense-Arouca e Pedro Felisberto, que esteve como AVAR em Alvalade, será um dos assistentes de Hélder Carvalho no Chaves-Boavista.
O NOVO endereçou, via e-mail, esclarecimentos ao Conselho de Arbitragem às 12h29 desta sexta-feira, 26 de Maio, nomeadamente se a performance no dérbi tinha pesado nas ausências para as últimas jornadas das Ligas profissionais. Foi também perguntado se o Conselho de Arbitragem tinha considerado o lance do empate encarnado como bem ajuizado e, finalmente, se tinha havido algum tipo de contacto entre o organismo e a equipa de arbitragem após o encontro para perceber como foi interpretado o lance do golo de João Neves.
Confrontado com estas três questões, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol optou por não responder.
Conselho de Arbitragem ‘castigou’ árbitro e VAR do dérbi devido ao golo de Florentino
Lance do empate encarnado em Alvalade deixou de fora da última jornada das ligas profissionais João Pinheiro e Hugo Miguel, respectivamente árbitro e VAR do dérbi. Organismo liderado por José Fontelas Gomes considerou o golo mal validado.

- 26.05.2023, 19:46
TÓPICOS
Ler mais