Sporting e FC Porto disputam esta noite (19h45), em Leiria, a conquista da 16.ª edição da Taça da Liga, a competição de menos prestígio do calendário futebolístico nacional a nível profissional.
Esta prova encerra uma série de curiosidades, a começar pelo facto de o FC Porto, vencedor das três últimas competições (campeonato, Taça de Portugal e Supertaça), nunca ter conseguido erguer o troféu, apesar de ter estado em quatro finais, as duas últimas sob a orientação de Sérgio Conceição.
Por outro lado, o Sporting e Rúben Amorim têm mostrado desempenhos de excelência na Taça da Liga - cujo dominador é o Benfica, com sete êxitos nas 15 edições da prova.
Os leões somam quatro vitórias, obtidas nos últimos cinco anos. O ano em falta foi, curiosamente, vencido por Rúben Amorim ao serviço do SC Braga na época 2019/20, precisamente frente ao FC Porto de Sérgio Conceição. Este registo torna o treinador do Sporting, que completou 38 anos no dia de ontem, o vencedor das últimas três edições da Taça da Liga, a meio caminho do registo de Jorge Jesus, que tem no seu palmarés o dobro - cinco pelo Benfica e uma pelo Sporting. Refira-se, no entanto, que Rúben Amorim é, em termos absolutos, o agente desportivo com mais sucesso nesta competição, pois ganhou seis Taças da Liga como jogador, em representação do clube da Luz (5) e do SC Braga (1). Fazendo a soma, Rúben Amorim já tem para mostrar nove Taças da Liga.
Estes são números, e os números, já se sabe, não entram em campo quando a bola começar a rolar. Contudo, há sempre curiosidades que ajudam a estimular um dos clássicos mais vibrantes do futebol português, que hoje vai ter o seu jogo número 245 - com superioridade portista, que foi o vencedor em 89 ocasiões, contra as 83 do rival de Alvalade.
Por exemplo, Sérgio Conceição ainda procura bater Rúben Amorim num encontro relativo à Taça da Liga. Das três derrotas sofridas com o colega de profissão, duas foram justamente a contar para a prova cuja final hoje se realiza em Leiria. Ou seja, há, claramente, uma malapata do FC Porto nesta prova, a única que falta no seu museu.
No entanto, o Sporting também tem motivos para encarar este jogo como um aguardado fim de ciclo negativo. Há mais de dois anos que os leões não sabem o que é ganhar um encontro ao actual campeão nacional. Ou seja, desde 19 de Janeiro de 2021 que este clássico não pende para o clube de Alvalade. Naquela data, o Sporting eliminou o FC Porto nas meias-finais da Taça da Liga, por 2-1, com um bis nos minutos finais de Jovane Cabral - hoje, um segundo plano para Rúben Amorim.
De lá para cá, seis jogos, três empates e três vitórias para a equipa liderada por Sérgio Conceição, que hoje pode alcançar o quarto triunfo consecutivo sobre o Sporting. Se isso acontecer, o FC Porto iguala o Vitória Futebol Clube e o Moreirense em número de troféus na Taça da Liga: um.
