“The Power of the Dog” e “Succession” vencem Globos de Ouro atípicos

Numa cerimónia sem vencedores nem nomeados presentes, “The Power of the Dog”, “West Side Story” e “Succession” foram os grandes vencedores dos Globos de Ouro. Michaela Jaé Rodriguez tornou-se a primeira mulher transgénero a receber a estatueta.



Ao contrário do que seria expectável, a 79.ª edição dos Globos de Ouro não teve direito a passadeira vermelha nem a transmissão televisiva. A entrega de prémios, que até ao ano passado era uma das mais importantes na temporada pré-Óscares, teve lugar este domingo, em Los Angeles, nos Estados Unidos, numa noite marcada pela falta de comparência das celebridades nomeadas.

Debaixo de fogo depois de, em 2021, um processo legal e uma investigação do Los Angeles Times terem trazido para a ribalta práticas questionáveis, conflitos éticos e comportamentos inapropriados dos seus membros, além de ausência de diversidade e inclusão, a Associação da Crítica Estrangeira em Hollywood (HFPA) decidiu, ainda assim, anunciar os prémios através das redes sociais e da sua página na internet.

“The Power of the Dog” foi o grande vencedor, levando o globo para Melhor Filme Dramático e dando a Jane Campion a estatueta de Melhor Realização, bem como de Melhor Actor Secundário em Filme para Kodi Smith-McPhee.

A versão de Steven Spielberg de “West Side Story” também levou três Globos de Ouro, mas na categoria de musicais: Melhor Filme Musical ou Comédia, Melhor Actriz em Filme Musical ou Comédia (Rachel Zegler) e Melhor Actriz Secundária em Filme (Ariana DeBose).

Will Smith ganhou o prémio de Melhor Actor em Filme Dramático por “King Richard”, Nicole Kidman foi Melhor Actriz em Filme Dramático por “Being the Ricardos” e Andrew Garfield foi o Melhor Actor em Filme Musical ou Comédia por “Tick, Tick... Boom!”.

“Belfast”, de Kenneth Branagh, foi distinguido pelo melhor argumento, e “Encanto”, filme dos estúdios Walt Disney que teve a participação do artista de iluminação luso-americano Afonso Salcedo, recebeu a estatueta para Melhor Filme de Animação.

No que às séries diz respeito, o sucesso da Netflix “Squid Game” deu a O Yeong-su o globo para Melhor Actor Secundário em Televisão e “The Underground Railroad”, da Amazon Studios, foi eleita como Melhor Minissérie.

Kate Winslet levou a estatueta pelo seu papel em “Mare of Easttown”, sendo Melhor Actriz em Minissérie, e Michael Keaton ganhou o globo de Melhor Actor em Minissérie com “Dopesick”, da Hulu.

Por sua vez, Michaela Jaé Rodriguez recebeu o Globo de Ouro para Melhor Actriz em Série Dramática pelo seu papel em “Pose”, título da FX que terminou na terceira temporada, tornando-se a primeira actriz transgénero a vencer um Globo de Ouro.

Na contabilidade de estatuetas, “Succession”, da HBO, sobressaiu com a conquista de três globos por Jeremy Strong, Melhor Actor em Série Dramática, Sarah Snook, Melhor Actriz Secundária em Televisão, e o muito cobiçado Globo de Ouro para Melhor Série Dramática.

A comédia “Hacks”, também da HBO, levou o título de Melhor Série Musical ou Comédia e a protagonista Jean Smart foi a Melhor Actriz em Série Musical ou Comédia.

A lista completa dos vencedores:

Melhor Filme – Drama:

– “The Power of the Dog”

Melhor Actriz – Drama:

– Nicole Kidman, “Being the Ricardos”

Melhor Actor – Drama:

– Will Smith, “King Richard”

Melhor Filme – Musical ou Comédia:

– “West Side Story”

Melhor Actriz – Musical ou Comédia:

– Rachel Zegler, “West Side Story”

Melhor Actor – Musical ou Comédia:

– Andrew Garfield, “Tick, Tick... Boom!”

Melhor Filme de Animação:

– “Encanto”

Melhor Filme em Língua Estrangeira:

– “Drive My Car” (Japão)

Melhor Actriz Secundária:

– Ariana DeBose, “West Side Story”

Melhor Actor Secundário:

– Kodi Smith-McPhee, “The Power of The Dog”

Melhor Realização:

– Jane Campion, “The Power of the Dog”

Melhor Argumento:

– Kenneth Branagh, “Belfast”

Melhor Banda Sonora Original:

– Hans Zimmer, “Dune”

Melhor Canção:

– “No Time To Die”, de Billie Eilish, Miles Ale e Finneas O’Connell, do filme “No Time To Die”

Melhor Série Televisiva – Drama:

– “Succession”

Melhor Actriz em Série Televisiva – Drama:

– Michaela Jaé Rodriguez, “Pose”

Melhor Actor em Série Televisiva – Drama:

– Jeremy Strong, “Succession”

Melhor Série Televisiva – Comédia ou Musical:

– “Hacks”

Melhor Actriz em Série Televisiva – Comédia ou Musical:

– Jean Smart, “Hacks”

Melhor Actor em Série Televisiva – Comédia ou Musical:

– Jason Sudeikis, “Ted Lasso”

Melhor Minissérie, Antologia ou Telefilme:

– “The Underground Railroad”

Melhor Actriz – Minissérie, Antologia ou Telefilme:

– Kate Winslet, “Mare of Easttown”

Melhor Actor – Minissérie, Antologia ou Telefilme:

– Michael Keaton, “Dopesick”

Melhor Actriz Secundária – Televisão:

– Sarah Snook, “Succession”

Melhor Actor Secundário – Televisão:

– O Yeong-su, “Squid Game”

Ler mais
PUB