Teatro Nacional São João atribui bolsas a sete artistas ucranianos refugiados em Portugal

Sete bolsas já atribuídas contemplam três actrizes, uma fotógrafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dança.



Sete artistas ucranianos refugiados em Portugal receberam bolsas artísticas do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e estão já a desenvolver projectos para esta instituição.

As bolsas foram atribuídas no âmbito do projecto “Ucrânia – Palco Livre”, com uma dotação de 75 mil euros, criado por aquele teatro nacional na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Segundo o TNSJ, ainda há candidaturas em análise e até ao final deste mês deverão ser atribuídas outras três bolsas artísticas.

As sete bolsas já atribuídas, revela o teatro em comunicado, contemplam três actrizes, uma fotógrafa de cena, um videasta, uma pianista e uma bailarina e professora de dança.

Estas sete pessoas começaram já a desenvolver projectos do teatro nacional, nomeadamente “no processo de criação” da produção “Ensaio sobre a cegueira”, com encenação de Nuno Cardoso, que tem estreia marcada para 10 de Junho.

Ler mais
PUB