Portugal consegue primeira nomeação para os Óscares: “Ice Merchants”, de João Gonzalez, nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação

O cinema português fez História esta terça-feira, dia em que foram anunciadas as nomeações para a 95.ª edição dos Óscares. “Lobo Solitário” e “O Homem do Lixo” estavam na shortlist, mas não foram nomeados.



O cinema português conseguiu um feito inédito. Pela primeira vez na história dos Óscares há um filme português entre os nomeados. O filme “Ice Merchants”, realizado por João Gonzalez, foi nomeado para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação na 95.ª edição dos Óscares. Os nomeados foram anunciados esta terça-feira.

“Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez. Conta com produção portuguesa de Bruno Caetano, através da Cola Animation, e co-produção com Reino Unido e França. O filme também está nomeado para os prémios Annie, conhecidos como os “Óscares” da animação, e era apontado como um dos favoritos para conseguir a nomeação na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Na shortlist desta categoria estava outro filme português, “O Homem do Lixo”, de Laura Gonçalves, que não conseguiu a nomeação. O mesmo aconteceu com o filme “Lobo Solitário”, de Filipe Melo, que estava na shortlist para a Melhor Curta-Metragem de Imagem Real.

“Everything Everywhere All at Once” lidera a lista de nomeações para a edição deste ano, com 11 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Actriz (Michelle Yeoh), Melhor Actor Secundário (Ke Huy Quan) e duas nomeações na categoria de Melhor Actriz Secundária (Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis).

“The Banshees of Inisherin” e “All Quiet on the Western Front” receberam ambos nove nomeações. No total, oito filmes conseguiram cinco ou mais nomeações para a 95.ª edição dos Óscares.

Pode ver aqui a lista completa das nomeações.

A 95.ª edição dos Óscares vai decorrer no dia 12 de Março.

[Notícia actualizada às 14h21]

Ler mais