Óscares: um triunfo dourado ao alcance do português “Ice Merchants”

Ganhar a estatueta dourada na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação não é uma miragem para o filme de João Gonzalez, que reparte o favoritismo com “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”. Mário Augusto e Paulo Trancoso traçam para o NOVO previsões de vencedores e expectativas para a cerimónia da 95.ª edição dos Óscares.



Na madrugada desta segunda-feira (1h00, com transmissão na RTP1) vai para o ar a mais aguardada edição dos Óscares para o cinema nacional. Pela primeira vez, Portugal tem um filme entre os nomeados que disputam as cobiçadas estatuetas douradas. “Ice Merchants”, o filme realizado por João Gonzalez e produzido por Bruno Caetano para a COLA Animation, pode fazer mais história, uma vez que é apontado como um dos favoritos a conquistar o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

“Tenho dito ao João (Gonzalez) que acho que vai ganhar. Se olharmos bem para os cinco filmes, estamos a falar de cinco obras completamente distintas, com conceitos e técnicas completamente diferentes, e, de todos, o mais singelo e o mais poético é o ‘Ice Merchants’”, diz ao NOVO Mário Augusto, jornalista na área de cinema, que vai conduzir a emissão especial dos Óscares da RTP.

Esta crença no sucesso da curta-metragem portuguesa é partilhada pelo presidente da Academia Portuguesa de Cinema. “Acredito, apesar da muita dificuldade!”, frisa Paulo Trancoso, que não esconde que as suas expectativas para esta edição dos Óscares se devem “mais à nomeação do filme do João Gonzalez”.

Leia o artigo na íntegra na edição impressa do NOVO deste sábado, 11 de Março.

Ler mais