Morreu Elza Soares

A cantora e compositora brasileira eleita como a Voz do Milénio morreu esta quarta-feira, no Rio de Janeiro, de causas naturais. Tinha 91 anos.



Elza Soares, conhecida cantora e compositora brasileira, com várias passagens nos últimos anos por Portugal, faleceu esta quarta-feira, aos 91 anos, informou a assessoria da artista aos meios de comunicação brasileiros.

Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, Elza Soares surgiu nos ecrãs televisivos nos anos 1950. Nasceu numa favela, foi mãe adolescente, enfrentou a morte de quatro filhos e de companheiros, como o ex-futebolista Garrincha, enfrentou preconceitos, viu a carreira soçobrar por várias vezes e renasceu sempre através da música.

No seu percurso destacam-se álbuns como “A Bossa Negra” (1960) “Sambossa” (1963), “Elza Pede Passagem” (1972) e “Lição de Vida” (1976), “Elza Negra Negra” (1980), “Alegria do Povo”, “Somos Todos Iguais” (1985), “Voltei” (1988), “Trajetória” (1997) ou o mais recente “Do Cóccix até ao Pescoço”, editado em 2002, pouco depois de a BBC Radio a ter incluído entre as melhores vozes do milénio.

Mas foi sobretudo desde que lançou o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, em 2015, que a cantora viveu uma fase notável de renascimento artístico. No anúncio da morte, feito através de um comunicado de imprensa, adianta-se que Elza faleceu de causas naturais.

Ler mais
PUB