A Feira do Livro de Lisboa, que abre portas no Parque Eduardo VII na noite desta quinta-feira, terá o seu encerramento antecipado no sábado, às 17h00, para acautelar a elevada probabilidade de festejos de adeptos do Benfica no Marquês de Pombal.
Segundo um comunicado da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), depois de ter sido confirmado que os jogos do Benfica (que recebe o Santa Clara no Estádio da Luz) e do FC Porto (que recebe o Vitória de Guimarães no Estádio do Dragão) começam às 18h00 de sábado, a PSP informou que a Feira do Livro de Lisboa deve encerrar às 17h00, assegurando que o recinto fique “totalmente liberto de pessoas” até à hora marcada para o início dos jogos.
Pretende-se, segundo a APEL, “garantir a ordem pública e a integridade dos equipamentos públicos e privados em todo o perímetro de segurança afecto às eventuais comemorações que venham a acontecer, incluindo o Parque Eduardo VII”.
O encerramento antecipado no sábado levou ao cancelamentos de 155 eventos que estavam marcados para depois das 17h00. E os editores e livreiros que participam na 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa fizeram questão de realçar que “esperam uma quebra importante de facturação naquele que seria o primeiro sábado” do evento.
No domingo seguinte a Feira do Livro de Lisboa funcionará nos horários normais (11h00 às 22h00), mantendo-se sem interrupções até 11 de Junho. De segunda a quinta-feira os pavilhões estão abertos das 12h30 às 22h00, sendo que nas sextas-feiras e vésperas de feriado o encerramento passa para as 23h00 e nos sábados o horário de funcionamento vai das 11h00 às 23h00.