O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) iniciou, esta terça-feira, o seu Roteiro Ecologista com foco nas soluções, propostas e políticas duradoras consequentes para os principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais.
Na primeira acção do programa, no dia em que se assinalou o Dia Internacional da Protecção Civil, os dirigentes do PEV visitaram as áreas afectadas pelas inundações no passado mês de Dezembro - Alcântara (Lisboa) e Algés (Oeiras) -, reforçando que “situações de propaganda não resolvem os problemas” das populações afectadas.
O PEV destacou ainda a necessidade de uma Agenda para o Clima, tendo em vista as prioridades ao nível do ordenamento do território e segurança das populações. E a adopção de medidas para prevenir e mitigar os impactos das inundações e cheias, particularmente no sentido de travar a impermeabilização dos solos e de adaptação e mitigação das alterações climáticas, e também de protecção de vidas e bens.
Sob o lema “Por Uma Vida Mais Digna e Um País Mais Verde”, durante o ano de 2023 o Roteiro Ecologista será orientado para o contacto próximo com as populações, através de um conjunto de encontros e visitas. Em resposta ao NOVO, o PEV revelou que as próximas acções decorrerão no Alentejo e no Algarve.